Tudo Sobre: Piercing Nuca (Nape Piercing) - Adolescência Alternativa

Tudo Sobre: Piercing Nuca (Nape Piercing)


Hey, tudo certo? Bom, essa semana andei bem preguiçosinha, não postei em nenhum dia, mas hoje tomei vergonha na cara e vim falar um pouco mais sobre meu novo sonho de consumo, o nape piercing, ou melhor, piercing na nuca, quer saber como é feita a aplicação, quais estilos de piercings e sobre a recuperação dele? Segue o post!

Piercing na nuca ou nape piercing, é um piercing estilo surface* que se encontra na parte de trás do pescoço, ao contrário dos felinos, não temos tanta pele nesta região, mas ainda dá pra colocar piercing no pouco de pele que sobra

 *Piercing Surface: Nesta técnica a perfuração é feita com uma jóia onde as extremidades tem um ângulo de 90 graus (semelhante a um grampo invertido) (ilustração 3), o que possibilita uma melhor adaptação da mesma ao corpo, pois dessa maneira ela exerce menor pressão na área perfurada.

 A anatomia do local também influencia bastante na escolha do modelo e principalmente na medida das jóias (comprimento e espessura) (ilustrações 4, 5 e 6) . Por exemplo: em surfaces faciais normalmente se utiliza jóias com 1,2mm de espessura. Já em outros locais, se utiliza a espessura de 1,6mm ou maiores. Outro fator que influência bastante no sucesso de uma perfuração de superfície é quando o local apresenta uma camada de gordura maior, pois isso acomodará melhor a jóia evitando que ela exerça muita pressão sobre a pele, o que pode acabar degenerando o tecido acima da jóia e expulsando a mesma (ilustração 2). 
 A perfuração pode ser feita de diferentes maneiras, todas free-hand (sem uso de pinças). A mais utilizada (e também mais simples) é feita utilizando cateteres intravenosos (Abocath) ou agulhas americanas. A desvantagem desse método é que a perfuração, tanto de entrada como de saída, fica com um ângulo menor que os 90 graus encontrados nas jóias, o que pode dificultar um pouco a acomodação da jóia, principalmente em regiões mais planas.
 Outras técnicas de aplicação chamadas de "punch-and-taper" ou "scalp-and-taper" consistem em abrir um orifício em ambas as extremidades da perfuração, utilizando um dermal punch ou um scalp. Após isso, a região por onde passará a jóia é descolada com o auxilio de um pino, de uma extremidade a outra e é introduzida a jóia.




Cicatrização e Cuidados:

 Dizem que esse tipo de piercing nunca cicatriza e que depois de certo tempo (cerca de 1 ano), independente dos cuidados, a reação comum da pele, por este força-la com sua forma não anatômica, é rejeita-la.
 E outros dizem que esse piercing pode sim ser permanente, mas deve ser seguido a risca os cuidados com ele (igual a qualquer outro piercing): Não comer gordura, não ficar imerso em agua (praia, piscinas), não comer frutos do mar, lavar o local perfurado no minimo 3 vezes ao dia, passar antisseptico.., e daí vai da sorte do seu sistema imunológico simpatizar com o piercing ou não.

Sintomas de rejeição do piercing:
Febre;
Calafrios;
Dores Musculares;
Náuseas.

 Se seu corpo começar a rejeitar o piercing, procure imediatamente o profissional que fez a perfuração.